
Gás lacrimogêneo, fogos de artifício e centenas de prisões: um dia de protestos em todo o país resultou em confrontos com a polícia. Os confrontos ocorreram em Paris, Marselha, Lyon e outras cidades. O Ministério do Interior relatou um aumento da violência e mais de 272 prisões em todo o país.
Na capital, manifestantes atiraram fogos de artifício contra policiais, que usaram escudos para conter a multidão. Na Praça da República, a polícia usou gás lacrimogêneo quando dezenas de pessoas tentaram escalar o monumento de 25 metros de altura.
Às 14h, a prefeitura de Paris contabilizava 133 pessoas detidas. A maioria era suspeita de planejar atos de violência, danificar propriedades ou atacar funcionários do governo. Unidades de resposta rápida foram mobilizadas por toda a cidade.
A polícia relatou danos ao prédio da prefeitura e tentativas de grupos isolados de se reunirem perto dos prédios governamentais. Esses grupos foram impedidos de se movimentar, e a intervenção foi considerada necessária para proteger as instalações.
Mesmo antes da principal manifestação em Paris, o Ministério do Interior registrou 140 protestos em toda a França, com 33 mil participantes. Aos estudantes juntaram-se sindicatos e apoiadores do movimento dos “coletes amarelos”. Além das questões educacionais, as queixas se concentram no custo de vida e nos preços dos combustíveis.
A onda atual começou em 21 de setembro com o bloqueio do Liceu Saint-Exupéry, nos arredores de Paris. Estudantes do ensino médio exigiam mais professores, assistentes sociais e psicólogos escolares. Os protestos se espalharam posteriormente por todo o país.
As autoridades acusam o partido La France Insoumise de tentar explorar o descontentamento estudantil para obter ganhos políticos. O partido nega as acusações. Agora, o protesto, que começou devido à falta de funcionários nas escolas, uniu milhares de pessoas com queixas semelhantes sobre políticas sociais.